Formação para Gestores Municipais sobre financiamento da educação básica e Prestação de Contas sobre recursos federais em Curitiba/PR

03/06 – Curitiba/PR
Carga-horária de 8 horas

Local: Hotel Grand Mercure Curitiba Rayon, Av. Visconde de Nácar, 1424 – Centro – Curitiba – PR

Horário: 08:00 às 18:00

Objetivo Geral:

Discutir a atualização da política de financiamento da educação básica pública,
capacitando gestores e servidores para realizarem uma gestão eficiente dos recursos
educacionais. Com isso, espera-se a otimização do gasto público, a partir do
entendimento do arcabouço legal que regulamenta a distribuição e a vinculação de
receitas, bem como a compreensão das melhores práticas e entendimentos dos
Tribunais de Contas sobre o tema.

A partir disto, os cursistas conseguirão analisar indicadores e elementos que
interferem na arrecadação e na aplicação dos recursos, promovendo melhor análise
de cenários e capacidade de decisão com segurança jurídica, ao tempo que permitirá
o aumento de oportunidades para aprimorar a entrega dos resultados esperados pela
gestão.

Além disso, a proposta tem como objetivo tratar do conceito geral das Prestações de
Contas das transferências voluntárias do Ministério da Educação para estados e
municípios no âmbito dos Programas do FNDE, abrangendo o histórico, objetivos
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CNPJ: 44.614.819/0001-14
SBS, Quadra 02, Bloco A, Sala 1104, Ed Casa de São Paulo
execuções, acompanhamento, proibições, monitoramento, fiscalizações, passo a
passo.

Ao longo das aulas serão fornecidos subsídios teóricos ao aluno de modo a conhecer
a operacionalização da principal estratégia governamental para os repasses de verbas
para a Educação Básica, orientando o aluno quanto à legislação vigente e as
particularidades dos diferentes programas de apoio técnico e suplementar do MEC e
suas prestações de contas.

Para tanto, serão utilizados estudos de caso, para analisar de forma teórico-prática o
financiamento da Educação no cenário contemporâneo em suas vertentes e encontrar
soluções inovadoras e condizentes com a realidade local, por meio embasamento
teórico e prático das legislações e das ações previstas no ordenamento educacional
e sua abrangência.

A proposta deste treinamento, que será apresentado com aulas expositivas e em
regime de oficina de trabalho, é levar o participante a desenvolver soluções, a partir
de situações-problema. Ao final do curso, o participante terá em mãos um excelente
modelo de análise de cenário capaz de gerar alternativas para a melhor decisão local,
conforme o caso e a capacidade de multiplicar o conhecimento como facilitador no
processo de aprendizagem, consistindo num excelente diferencial em relação aos
treinamentos tradicionais.

O programa está estruturado em conteúdos em meio a exercícios práticos, totalizando
08 horas-aula de aprendizagem.

Metodologia: Em cada eixo temático do curso, os participantes terão a oportunidade
de se desenvolver profissionalmente em trabalhos individuais e equipe, com
atividades e ferramentas construídas a partir das diretrizes da Andragogia. Serão
apresentados os conteúdos e detalhados em formato de oficina de trabalhos práticos
para elaboração dos instrumentos: a oficina de trabalho consistirá na discussão e
proposição de soluções para situações-problema com a monitoria do instrutor.
Avaliação: a avaliação da aprendizagem se dará por meio de trabalhos individuais e
em grupo, assiduidade, participação e interesse depreendido durante as atividades
coletivas

Objetivos específicos:

Promover a análise e a tomada de decisão, com base nos conhecimentos construídos
a partir das aulas expositivas, o planejamento e o desenvolvimento de soluções, bem
como a estruturação de projetos e ações educacionais, como alternativas, conforme
o caso.

Ao final do curso, os participantes deverão ser capazes de:

• Tenham condições de elaborar iniciativas educacionais, a partir da compreensão
sobre as fontes de financiamento da educação;
• Possam adequar e padronizar os procedimentos internos, considerando a legislação
sobre educação e as jurisprudências dos Tribunais de Contas;
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• Solucionem suas dúvidas mais frequentes, quanto ao financiamento da educação e
a aplicação dos recursos em políticas educacionais;
• Compreendam e apliquem os conhecimentos sobre mecanismos de envio dos dados
para prestar contas dos recursos recebido dos Programas de transferências
voluntárias do Ministério da Educação. Conceito geral dos Sistemas do Governo
Federal- FNDE. Sistema de Gestão de Prestação de Contas – SIGPC. Sistema
Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças – SIMEC. Conhecendo os
Sistemas, navegando pela internet e visualizando o formato. Conhecendo o
passo a passo, execução, responsabilidades e separando os perfis

Programação

MANHà– 8H Instrutora: Isabel Almeida
Prestação de contas dos programas do FNDE: PNAE, PNATE, PDDE, TERMO DE COMPROMISSO, CONVÊNIO, SIGECON, FUNDEB ( VAAT)

Módulo 1 – Sistema de Gestão de Prestação de Contas – SIGPC
1.1 Conceito geral
1.2 Funcionalidade
1.3 Passo a passo no cadastramento
1.4 Usuários
1.5 Acesso a Prestação de Contas
1.6 Orientação na execução
1.7 Incluir nova prestação de contas.

Módulo 2 – Sistema de Gestão de Prestação de Contas – SIGPC
2.1 Prestar contas
2.2 Identificações
2.3 Transferências do FNDE
2.4 Saldos
2.5 Contrapartida
2.6 Conta corrente e conta aplicação

Módulo 3 – Sistema de Gestão de Prestação de Contas – SIGPC
3.1 Contextualização
3.2 Resumo das prestações de contas
3.3 Recibo de Envio
3.4 Demonstrativo Consolidado
3.5 Envio da Prestação de contas

Módulo 4 – Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças – SIMEC
4.1 Contextualização
4.2 Base Legal
4.3 Sistema
4.4 Usuários
4.5 Prestação de Contas
4.6 PAR 2 – Execução e Acompanhamento
4.7 PAR 3- Execução e Acompanhamento

Módulo 5 – SIGECON
5.1 Contextualização
5.2 Base Legal
5.3 Sistema
5.4 Usuários
5.5 Prestação de Contas

Módulo 6 – VAAT
6.1 Contextualização
6.2 Base Legal
6.3 Prestação de Contas

TARDE –14H Instrutora: Leomir Araujo

Módulo 7 – Fundamentos Legais para a Gestão de Políticas Públicas: incentivos e controles
7.1 Direito à Educação na Constituição Federal
7.2 Qualidade da Educação Pública
7.3 Transferências Federais para Estados e Municípios
7.4 A importância do censo escolar e da organização orçamentária
7.5 A jurisprudência dos Tribunais de Contas em relação à despesa de pessoal

Módulo 8 – Iniciativas e Projetos em Políticas Públicas: oportunidades de aplicação e riscos à gestão
8.1 Despesas Públicas e sua relação com o direito administrativo
8.2 Aplicações de recursos disponíveis e sua relação orçamentária com a gestão democrática
8.3 A jurisprudência dos Tribunais de Contas em relação à aplicação de gastos em políticas públicas.

Instrutores:

Investimento

1 Pessoa: R$ 1.497,00 , com Desconto R$ 1.347,30

2 Pessoas: R$ 2.994,00 , com desconto R$ 2.544,90

3 Pessoas: R$ 4.491,00, com Desconto R$ 3.592,80

4 Pessoas: R$ 5.988,00 , com Desconto R$ 4.790,40