Contratações Públicas na Educação: a nova lei de licitação na rotina das redes de ensino

Objetivo Geral

Discutir a aplicação da legislação sobre contratações públicas já é um grande desafio, em especial, após a atualização de sua norma geral, com a Lei nº 14.133/2020. Em um tempo em que vivem duas formas de execução de normas no país, acrescenta-se novos paradigmas e referências para decisões dos gestores. Para além desse contexto, é preciso olhar com zelo e abrangência a perspectiva que a legislação educacional traz, no que se refere à aplicação de recursos financeiros em prol de uma educação básica pública de qualidade.

Com base nisso, busca-se promover capacitação adequada a profissionais que participam do processo de aplicação de recursos financeiros na educação, por meio de contratações e fiscalização de serviços a serem prestados, bem como bens recebidos pelas redes de ensino de todo o país. Com isso, espera-se a otimização do gasto público, a partir do entendimento do arcabouço legal que regulamenta as contratações públicas no Brasil, bem como a compreensão das melhores práticas e entendimentos dos Tribunais de Contas sobre o tema, no âmbito da educação básica pública.

A partir disto, os cursistas conseguirão compreender, analisar processos de contratações em suas diferentes fases e conseguir tomar decisões, com base em em segurança jurídica, capacidade de extrair a melhor solução para a rede de ensino, bem como agregar resultados mais eficientes à proposta de serviço público prestado por cada gestão.

Para tanto, serão utilizados estudos de caso, para analisar de forma teórico-prático as contratações públicas para a Educação no cenário contemporâneo em suas vertentes e encontrar soluções inovadoras e condizentes com a realidade local, por meio embasamento teórico e prático das legislações e das ações previstas no ordenamento educacional e sua abrangência.

A proposta deste treinamento, que será apresentado com aulas expositivas e em regime de oficina de trabalho, é levar o participante a desenvolver soluções, a partir de situações-problema. Ao final do curso, o participante terá em mãos um excelente modelo de análise de cenário capaz de gerar alternativas para a melhor decisão local, conforme o caso e a capacidade de multiplicar o conhecimento como facilitador no processo de aprendizagem, consistindo num excelente diferencial em relação aos treinamentos tradicionais.

O programa está estruturado em conteúdos em meio a exercícios práticos, totalizando 08 horas-aula de aprendizagem.

Metodologia: Em cada eixo temático do curso, os participantes terão a oportunidade de se desenvolver profissionalmente em trabalhos individuais, com atividades e ferramentas construídas a partir das diretrizes da Andragogia. Serão apresentados os conteúdos e detalhados em formato de oficina de trabalhos práticos para elaboração dos instrumentos: a oficina de trabalho consistirá na discussão e proposição de soluções para situações-problema com a monitoria do instrutor.

 

Avaliação: a avaliação da aprendizagem se dará por meio de trabalhos individuais e em grupo, assiduidade, participação e interesse depreendido durante as atividades coletivas.

Objetivos específicos:

Promover a análise e a tomada de decisão sobre contratações públicos, com base nos conhecimentos construídos a partir das aulas expositivas, o planejamento e o desenvolvimento de soluções para aplicação de recursos projetos e ações educacionais de forma eficiente, conforme o caso.

Ao final do curso, os participantes deverão ser capazes de:

• Tenham condições de elaborar projetos de contratação de bens e serviços para a educação, a partir da compreensão sobre as normas sobre contratações públicas no Brasil;

• Possam adequar e padronizar os procedimentos internos, considerando a legislação sobre contratações públicas, educação e as jurisprudências dos Tribunais de Contas;

• Solucionem suas dúvidas mais frequentes, quanto às contratações públicas e a aplicação dos recursos em políticas educacionais.

Período
das aulas:

De 05 a 08/12/2022.

Formato: virtual, 100% ao vivo.

Horário: de 08h30 às 10h30

Programação (Ementa)

Módulo 1 – Planejamento das contratações da educação, com a nova lei de licitações

1.1 Definições, principais conceitos e princípios

1.2 Plano Anual de contratações da educação e seu impacto nas aplicações em ações de MDE

1.3 Elaboração de Estudo Técnico Preliminar

1.4 Elaboração de Mapa de Riscos das contratações

 

 Módulo 2 – O Impacto da nova Lei de licitações na Execução dos processos de contratações públicas para a educação

2.1 Elaboração de termo de referência

2.2 Formação de preços nas contratações públicas

2.3 Responsabilidades e competências dentro e fora da secretária de educação

Módulo 3 – Estratégias e táticas permitidas pela nova lei de licitação nas contratações da educação

3.1 Escolha da melhor modalidade de licitação

3.2 Escolha do melhor critério de julgamento

3.3 Método de execução de contratações diretas

3.4 Vantagens e desvantagens das Atas de Registro de Preços

 

Módulo 4 – Boas práticas de fiscalização de contrato: regras de ouro para gestão na educação

4.1 Responsabilidades da gestão educacional, segundo a jurisprudência dos Órgãos de Controle

4.2 Técnicas de fiscalização: estudos de casos na educação

4.3 Sanções administrativas: formas de aplicação

Instrutor:

LEOMIR FERREIRA ARAÚJO

servidor do fnde – coordenador do fundeb; formador; mestre em administração pública;

Graduado em Matemática pela Universidade de Brasília. Especialista em Gestão de Projetos e em Controladoria e Finanças Públicas. Mestre em Administração Pública pelo Instituto Brasiliense de Direito Público. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: licitação e contratos administrativos, Compras Públicas para a Educação, Políticas Públicas de Educação, Gestão Estratégica, Gestão de Riscos e Inovação. Palestrante e Instrutor em Cursos e Seminários sobre Licitações e Contratos e Políticas Públicas para a Educação. Servidor efetivo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), desde 2008. Atualmente, Coordenador de Operacionalização do Fundeb.

Investimento

Inscrição
$1497 00
  • Grupo de whatsapp para retirada de dúvidas e troca de informações pós-capacitação

Desconto de pontualidade: Todos os participantes que realizarem o pagamento até o dia 23/11 terão:

25% de desconto