Curso prático sobre Contratações Públicas: 100% aplicado na educação
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Objetivo Geral
Discutir a aplicação da legislação sobre contratações públicas já é um grande desafio, em especial, após a atualização de sua norma geral, com a Lei nº 14.133/2020. Em um tempo em que vivem duas formas de execução de normas no país, acrescenta-se novos paradigmas e referências para decisões dos gestores. Para além desse contexto, é preciso olhar com zelo e abrangência a perspectiva que a legislação educacional traz, no que se refere à aplicação de recursos financeiros em prol de uma educação básica pública de qualidade.
Com base nisso, busca-se promover capacitação adequada a profissionais que participam do processo de aplicação de recursos financeiros na educação, por meio de contratações e fiscalização de serviços a serem prestados, bem como bens recebidos pelas redes de ensino de todo o país. Com isso, espera-se a otimização do gasto público, a partir do entendimento do arcabouço legal que regulamenta as contratações públicas no Brasil, bem como a compreensão das melhores práticas e entendimentos dos Tribunais de Contas sobre o tema, no âmbito da educação básica pública.
A partir disto, os cursistas conseguirão compreender, analisar processos de contratações em suas diferentes fases e conseguir tomar decisões, com base em em segurança jurídica, capacidade de extrair a melhor solução para a rede de ensino, bem como agregar resultados mais eficientes à proposta de serviço público prestado por cada gestão.
Para tanto, serão utilizados estudos de caso, para analisar de forma teórico-prático as contratações públicas para a Educação no cenário contemporâneo em suas vertentes e encontrar soluções inovadoras e condizentes com a realidade local, por meio embasamento teórico e prático das legislações e das ações previstas no ordenamento educacional e sua abrangência.
A proposta deste treinamento, que será apresentado com aulas expositivas e em regime de oficina de trabalho, é levar o participante a desenvolver soluções, a partir de situações-problema. Ao final do curso, o participante terá em mãos um excelente modelo de análise de cenário capaz de gerar alternativas para a melhor decisão local, conforme o caso e a capacidade de multiplicar o conhecimento como facilitador no processo de aprendizagem, consistindo num excelente diferencial em relação aos treinamentos tradicionais.
O programa está estruturado em conteúdos em meio a exercícios práticos, totalizando 08 horas-aula de aprendizagem.
Metodologia: Em cada eixo temático do curso, os participantes terão a oportunidade de se desenvolver profissionalmente em trabalhos individuais, com atividades e ferramentas construídas a partir das diretrizes da Andragogia. Serão apresentados os conteúdos e detalhados em formato de oficina de trabalhos práticos para elaboração dos instrumentos: a oficina de trabalho consistirá na discussão e proposição de soluções para situações-problema com a monitoria do instrutor.
Avaliação: a avaliação da aprendizagem se dará por meio de trabalhos individuais e em grupo, assiduidade, participação e interesse depreendido durante as atividades coletivas.
Objetivos específicos:
Promover a análise e a tomada de decisão sobre contratações públicos, com base nos conhecimentos construídos a partir das aulas expositivas, o planejamento e o desenvolvimento de soluções para aplicação de recursos projetos e ações educacionais de forma eficiente, conforme o caso.
Ao final do curso, os participantes deverão ser capazes de:
• Tenham condições de elaborar projetos de contratação de bens e serviços para a educação, a partir da compreensão sobre as normas sobre contratações públicas no Brasil;
• Possam adequar e padronizar os procedimentos internos, considerando a legislação sobre contratações públicas, educação e as jurisprudências dos Tribunais de Contas;
• Solucionem suas dúvidas mais frequentes, quanto às contratações públicas e a aplicação dos recursos em políticas educacionais.
Data
Dia 19 a 23/09
Horário
8h:30 a 10:30h
Carga Horária
8 Horas
Período
das aulas:
De 19 a 23/09/2022.
Formato: virtual, 100% ao vivo.
Horário: de 08h30 às 10h30.
Programação (Ementa)
Módulo 1 – Planejamento das contratações da educação
1.1 Definições, principais conceitos e princípios
1.2 Plano Anual de contratações da educação e seu impacto nas aplicações em ações de MDE
1.3 Elaboração de Estudo Técnico Preliminar
1.4 Elaboração de Mapa de Riscos das contratações
Módulo 2 – Execução dos processos de contratações públicas para a esducação
2.1 Elaboração de termo de referência
2.2 Formação de preços nas contratações públicas
2.3 Responsabilidades e competências dentro e fora da secretária de educação
Módulo 3 – Estratégias e táticas nas contratações da educação
3.1 Escolha da melhor modalidade de licitação
3.2 Escolha do melhor critério de julgamento
3.3 Método de execução de contratações diretas
3.4 Vantagens e desvantagens das Atas de Registro de Preços
Módulo 4 – Boas práticas de fiscalização de contrato: regras de ouro para gestão na educação
3.1 Responsabilidades da gestão educacional, segundo a jurisprudência dos Órgãos de Controle
3.2 Técnicas de fiscalização: estudos de casos na educação
3.3 Sanções administrativas: formas de aplicação
Instrutor:
Graduado em Matemática pela
Universidade de Brasília. Especialista em Gestão de Projetos e em Controladoria
e Finanças Públicas. Mestre em Administração Pública pelo Instituto Brasiliense
de Direito Público. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em
Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: licitação e
contratos administrativos, Compras Públicas para a Educação, Políticas Públicas
de Educação, Gestão Estratégica, Gestão de Riscos e Inovação. Palestrante e
Instrutor em Cursos e Seminários sobre Licitações e Contratos e Políticas
Públicas para a Educação. Servidor efetivo do Fundo Nacional de Desenvolvimento
da Educação (FNDE), desde 2008. Atualmente,
Coordenador de Operacionalização do Fundeb.
Esse curso é inovador
Investimento
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