Curso: Financiamento
básico e Prestação de Contas sobre os recursos federais – FNDE
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Objetivo Geral
Discutir a atualização da política de financiamento da educação básica pública, capacitando gestores e servidores para realizarem uma gestão eficiente dos recursos educacionais. Com isso, espera-se a otimização do gasto público, a partir do entendimento do arcabouço legal que regulamenta a distribuição e a vinculação de receitas, bem como a compreensão das melhores práticas e entendimentos dos Tribunais de Contas sobre o tema.
A partir disto, os cursistas conseguirão analisar indicadores e elementos que interferem na arrecadação e na aplicação dos recursos, promovendo melhor análise de cenários e capacidade de decisão com segurança jurídica, ao tempo que permitirá o aumento de oportunidades para aprimorar a entrega dos resultados esperados pela gestão.
Além disso, a proposta tem como objetivo tratar do conceito geral das Prestações de Contas das transferências voluntárias do Ministério da Educação para estados e municípios no âmbito dos Programas do FNDE, abrangendo o histórico, objetivos execuções, acompanhamento, proibições, monitoramento, fiscalizações, passo a passo.
Ao longo das aulas serão fornecidos subsídios teóricos ao aluno de modo a conhecer a operacionalização da principal estratégia governamental para os repasses de verbas para a Educação Básica, orientando o aluno quanto à legislação vigente e as particularidades dos diferentes programas de apoio técnico e suplementar do MEC e suas prestações de contas.
Para tanto, serão utilizados estudos de caso, para analisar de forma teórico-prática o financiamento da Educação no cenário contemporâneo em suas vertentes e encontrar soluções inovadoras e condizentes com a realidade local, por meio embasamento teórico e prático das legislações e das ações previstas no ordenamento educacional e sua abrangência.
A proposta deste treinamento, que será apresentado com aulas expositivas e em regime de oficina de trabalho, é levar o participante a desenvolver soluções, a partir de situações-problema. Ao final do curso, o participante terá em mãos um excelente modelo de análise de cenário capaz de gerar alternativas para a melhor decisão local, conforme o caso e a capacidade de multiplicar o conhecimento como facilitador no processo de aprendizagem, consistindo num excelente diferencial em relação aos treinamentos tradicionais.
O programa está estruturado em conteúdos em meio a exercícios práticos, totalizando 08 horas-aula de aprendizagem.
Metodologia: Em cada eixo temático do curso, os participantes terão a oportunidade de se desenvolver profissionalmente em trabalhos individuais e equipe, com atividades e ferramentas construídas a partir das diretrizes da Andragogia. Serão apresentados os conteúdos e detalhados em formato de oficina de trabalhos práticos para elaboração dos instrumentos: a oficina de trabalho consistirá na discussão e proposição de soluções para situações-problema com a monitoria do instrutor.
Avaliação: a avaliação da aprendizagem se dará por meio de trabalhos individuais e em grupo, assiduidade, participação e interesse depreendido durante as atividades coletivas.
Objetivos específicos:
Promover a análise e a tomada de decisão, com base nos conhecimentos construídos a partir das aulas expositivas, o planejamento e o desenvolvimento de soluções, bem como a estruturação de projetos e ações educacionais, como alternativas, conforme o caso.
Ao final do curso, os participantes deverão ser capazes de:
• Tenham condições de elaborar iniciativas educacionais, a partir da compreensão sobre as fontes de financiamento da educação;
• Possam adequar e padronizar os procedimentos internos, considerando a legislação sobre educação e as jurisprudências dos Tribunais de Contas;
• Solucionem suas dúvidas mais frequentes, quanto ao financiamento da educação e a aplicação dos recursos em políticas educacionais;
• Compreendam e apliquem os conhecimentos sobre mecanismos de envio dos dados para prestar contas dos recursos recebido dos Programas de transferências voluntárias do Ministério da Educação. Conceito geral dos Sistemas do Governo Federal- FNDE. Sistema de Gestão de Prestação de Contas – SIGPC. Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças – SIMEC. Conhecendo os Sistemas, navegando pela internet e visualizando o formato. Conhecendo o passo a passo, execução, responsabilidades e separando os perfis.
Horário
8h:30 – 17:30h
Carga Horária
8 Horas
Coffe Break
10h:30 e as 16h:00
Almoço Livre
12h:30 – 14:00h
Cronôgrama
08h:30 – Abertura da Manhã com Isabel Cristina
10:30 – Coffe Break
11h:00 – Isabel Cristina
12:30 até 14:00 – Almoço livre
14:00 – Abertura da Tarde com Leomir Araújo
16:00 – Coffe break
16:30 – Leomir Araújo
Programação (Ementa)
MANHÃ – 08:30h às 10:30h
Instrutora: Isabel Cristina
Programas do FNDE, execução, normativas, auditorias, penalidades, acompanhamentos e suas prestação de contas: PNAE, PNATE, PDDE, TERMO DE COMPROMISSO, SIGPC CONVÊNIO, SIGECON, FUNDEB ( VAAT)
1.Conceito geral
- Funcionalidade
- Contextualização
- Base Legal
- Sistema
- Prestação de Contas
Intervalo às 10:30
MANHÃ: 11h às 12:30
Instrutora: Isabel Cristina
Captação de Recursos Federais voltados ao Desenvolvimento Educacional. Como aumentar de recurso na educação ?
- Planejamento e ações
- Atividades completares
- Projetos educacionais
- Declaração no censo escolar via educacenso das ações educacionais
- Base Legal
- Prestação de contas
TARDE –14h:00 as 16:00h
Instrutor: Leomir Araujo
Fundamentos Legais do Financiamento: incentivos e Controles.
1 Direito à Educação na Constituição Federal
2 Financiamento e Qualidade da Educação Pública
3 Transferências Federais para os Municípios
4 Receitas disponíveis à educação: a importância do censo escolar e da organização orçamentária
5 Aplicações de recursos disponíveis e sua relação orçamentária com despesa de pessoal na educação – Fundeb e Fontes próprias
6 A jurisprudência dos Tribunais de Contas em relação à despesa de pessoal com a educação
Intervalo às 16h
TARDE: 16:30h às 17:30
Instrutor: Leomir Araújo
16:30 – Ações de Manutenção e Desenvolvimento de Ensino: oportunidades de aplicação e riscos à gestão.
1 Despesas financiáveis com recursos da educação
2 Despesas não financiáveis com recursos da educação
3 Aplicações de recursos disponíveis e sua relação orçamentária
4 A jurisprudência dos Tribunais de Contas em relação às ações de MD1
Instrutores:
Nutricionista, formada em 2010, atualmente estudante de Direito pela faculdade UDF, mestre em Politicas Pública pela Universidade Católica de Brasília, com vasta experiência na gestão dos programas governamentais e prestação de conta, tendo atuado como Chefe da Divisão de Administração do FNDE, Técnica no Programa de Alimentação Escolar (PNAE), Capacitadora Nacional e Internacional do Projeto CECANE – FAO, PMA e PNAE e Prestação de contas, contribuiu na elaboração e regulamentação da Lei nº 11.947/2009 e suas resoluções, capacitou os atores envolvidos na compra da Agricultura Familiar do PNAE, Prestação de Contas e Programas do FNDE, alia seus conhecimentos teóricos com a vivência prática da administração pública:
• Consultora em Gestão e Projetos Educacionais
• Chefe da divisão do FNDE, 2005 a 2007
• Técnica no Programa Nacional de Alimentação Escolar- PNAE, 2007 a 2011
• Consultora do CECANE/ UFOP no FNDE, 2011 a 2016
Graduado em Matemática pela
Universidade de Brasília. Especialista em Gestão de Projetos e em Controladoria
e Finanças Públicas. Mestre em Administração Pública pelo Instituto Brasiliense
de Direito Público. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em
Administração Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: licitação e
contratos administrativos, Compras Públicas para a Educação, Políticas Públicas
de Educação, Gestão Estratégica, Gestão de Riscos e Inovação. Palestrante e
Instrutor em Cursos e Seminários sobre Licitações e Contratos e Políticas
Públicas para a Educação. Servidor efetivo do Fundo Nacional de Desenvolvimento
da Educação (FNDE), desde 2008. Atualmente,
Coordenador de Operacionalização do Fundeb.
Local do Curso – À definir
Esse curso é Demais
Investimento
Inscrição- Relatório completo dos municípios participantes
- Grupo de whatsapp para retirada de dúvidas e troca de informações pós-capacitação
- Coffe Break
- Palestrantes de alto nível